II Ato de Afirmação à Vida de Afonso Henrique Lisboa da Fonseca Dialogando sobre o Encontro de Afonso Fonseca e Paulo Freire
- Ambiente Virtual Afonso Henrique Lisboa da Fonseca
- 14 de jan.
- 2 min de leitura

No dia 18 de janeiro celebramos o nascimento de Afonso Henrique Lisboa da Fonseca. Um dos maiores responsáveis pela explicitação da fundamentação epistemológica da Gestalt-Terapia e da Abordagem Centrada na Pessoa, as duas principais abordagens humanistas na psicologia. Ao longo de sua trajetória o Laboratório Experimental de Psicologia e Psicoterapia Fenomenológica Existencial, um âmbito de experimentos, vivências, produção intelectual, formação, organização de eventos e cultivo dos fundamentos fenomenológico existenciais da psicologia. O Laboratório foi posteriormente nomeado como Escola Experimental de Fenomenologia Gestaltificativa, de modo a enfatizar seu caráter formativo e criativo.
Afonso desenvolveu uma perspectiva original na psicologia, aprofundando aspectos fenomenológicos e existencialistas, ao mesmo tempo que valorizou a dimensão cultural, social, histórica e política dos processos inter-humanos de criação de si e do mundo. Dentre muitos intelectuais, fenomenólogos, existencialistas e psicólogos que influenciaram seu trabalho, um merece destaque neste momento, dado o centenário de seu nascimento ocorrido em 2021: Paulo Freire.
Afonso Fonseca e Paulo Freire se conheceram em São Paulo na década de 1980, quando este voltou do exílio. Tornaram-se amigos, mas mesmo antes desse encontro Afonso já era um estudioso de sua obra, discutindo inclusive o diálogo possível entre a Psicologia Humanista e a Pedagogia do Oprimido, em trabalho apresentado no I Encontro Latino Americano da ACP, e posteriormente lido pelo próprio Freire. Compreende-se que Freire tornou-se uma importante referência e influência na Psicologia Fenomenológica Existencial de Afonso Fonseca. Por suposto, esta influência leva-o a compreender que afirmar o ser humano em sua totalidade significa também considerar dimensões políticas e históricas de opressão.
Afonso Fonseca é um dos poucos intelectuais que ressalta na epistemologia, ética e método Freiriano, a relação entre a dialética e o empirismo fenomenológico. Sendo esta a temática do seu último texto sobre a obra de Paulo Freire.
No enredo do encontro destes dois intelectuais nordestinos, e no momento político peculiar pelo qual estamos passando, o II Ato de Afirmação à Vida de Afonso Henrique Lisboa da Fonseca, deseja reunir profissionais, estudantes, ex-alunos, amigos e interessados na temática para celebrar a força da vida, e a esperança existente em seus desdobramentos.
Programação
18h45: Boas vindas - Karine Almeida e Mônica Saemi
18h50: Recepção artística - Carlos Filho (Cacaio)
19h00: Abertura do evento - Karine Almeida, Marcelo Ribeiro e Anna Júlia Medeiros
19h30: Notas sobre o encontro de Afonso e Freire - Rafael A. Belo
19h50: Exibição do vídeo - "Paulo Freire: Dialética e Empirismo Fenomenológico"
20h05: Roda de Conversa - Fernanda Holanda, Lucas Moreira e João Pedro Matias
20h45: Movimento vivencial - Pablo Fernandes e Dimitri Carlo




Comentários